Equipe

ANA ROSA TOLEDO DE ANDRADE
Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por 20 anos com Previdência Privada em Bancos Privados.
Formada pelo curso de Psicogerontologia pelo Ger-ações. Membro da Ger-Ações: Pesquisas e Ações em Gerontologia, na qual integra o núcleo de Políticas Públicas.
ISABEL ALONSO LEITE
Psicóloga formada pela PUC-SP em 2009. Especializada em Psicologia Clínica pelo IAMSPE (Hospital do Servidor Público Estadual de SP) em 2011. Especialização em Neuropsicologia pelo INESP (Instituto de Doenças Neurológicas de SP) em 2013 e formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Projeto Humanitas em 2013. Membro da OSCIP Ger-ações e da equipe de acompanhantes terapêuticos do Projeto Humanitas. Desde 2011, psicóloga clínica do CRI Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de SP).
CAMILA MORAIS  Psicanalista Terapeuta Ocupacional formada pela USP e Acompanhante Terapêutica.
Especialização pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
Coordenadora do Curso de Formação em AT da Cont.AT.o e membro da Ger-ações – ações e pesquisas na área do envelhecimento, na qual integra o núcleo de Acompanhamento Terapêutico.
Trabalha como terapeuta de grupos na instituição de saúde mental “Projetos Terapêuticos”.
Compôs a equipe de terapeutas e de ATs do Hospital-Dia A Casa, coordenou o Serviço Residencial Terapêutico Aricanduva I pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Associação Saúde da Família, trabalhou como terapeuta ocupacional em um dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na região de Capão Redondo pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Centro Universitário Adventista (UNASP) e foi terapeuta do Departamento de Saúde Mental da Clinica Psiquiátrica Recanto Maria Tereza.
GABRIELA GIBERTI
Psicóloga formada pela PUC-SP, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Colaboradora da ABRAz Nacional (Associação Brasileira de Alzheimer) no planejamento e execução de projetos sociais e científicos. Atua como acompanhante terapêutica no envelhecimento e como psicóloga clínica em consultório particular e pelo Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia (NetPsi).
[gabrielagiberti@gmail.com]
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400745P4
MARIA CRISTINA DAL RIO
Assistente social, aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, mestre em Gerontologia pela PUC-SP.
Coordenadora e docente dos cursos de aperfeiçoamento para graduados em Gerontologia Social e de extensão em Envelhecimento: fundamentos em Gerontologia e políticas públicas para práticas sociais e Educação para o envelhecimento do Instituto Sedes Sapientiae.
Docente nos cursos de especialização em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social e para fisioterapeutas na Faculdade Gama Filho, em Escola Aberta Terceira Idade da UNIFESP/São Paulo e Universidade Aberta da Pessoa Idosa do Município de São Paulo.
Palestrante sobre temas relativos à Terceira Idade.
Autora do livro O trabalho voluntário: uma questão contemporânea e um espaço para o aposentado, além de outros artigos.
Primeira colocada no 3º Prêmio Banco Real Talentos da Maturidade, na categoria monografia, com o tema envelhecimento, trabalho voluntario e inclusão social.
Temas de linha de pesquisa: sociabilidade, educação, voluntariado e políticas públicas.
Endereço para acessar curriculum Lates: http://lattes.cnpq.br/2650080945489453
MARIA ALICE NELLI MACHADO
Assistente Social, Especialista em Gerontologia Social pela Universidade de Barcelona, Mestre em Gerontologia pela PUC/SP.
Atuou na área de Assistência Social na Prefeitura Municipal de São Paulo, foi Supervisora Regional de Assistência Social de Vila Mariana e Supervisora de Cultura de Vila Mariana. Fundadora dos Fóruns do Cidadão Idoso de São Paulo, Coordenadora do Fórun Estadual da Política Nacional do Idoso Região Sudeste, Membro do Conselho Municipal do Idoso de São Paulo e do Conselho Nacional do Idoso, Presidente da ANG/SP. Lecionou em Universidades Abertas da Terceira Idade.
DELIA CATULLO GOLDFARB
Psicóloga, psicanalista. Doutora em Psicologia pela USP. Especialista em Gerontologia pela FLACSO E SBGG, consultora do PNUD e criadora do curso Psicogerontologia: fundamentos e perspectivas. Membro fundador da REDIP- Rede Ibero-americana de Psicogerontologia. Pesquisadora nas áreas de Alzheimer, demências, depressão, cuidados e cuidadores, Acompanhamento Terapêutico com Idosos, psicanálise e envelhecimento, fragilidade e dependência. Autora de “Corpo, Tempo e Envelhecimento” e “Demências”, ambos pela Ed. Casa do Psicólogo além de diversos artigos no Brasil e no exterior.
MAIRA HUMBERTO PEIXEIRO
Psicóloga, psicanalista e acompanhante terapêutica com Master Recherche em Psychanalyse pela École Doctorale de Psychanalyse da Université Paris VII, trabalha como terapeuta de grupos e de famílias na Instituição de Saúde Mental ” Projetos Terapêuticos” e coordena Grupos de Estudos sobre a Clínica do Envelhecimento.
Na Ger-ações participa da coordenação do curso de Psicogerontologia e do Núcleo de AT no Envelhecimento.
ROBERTA ELIAS MANNA
Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com a dissertação: O imaginário coletivo de cuidadores de idosos na saúde pública: um estudo psicanalítico. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-15082013-103617/pt-br.php
Formada em Psicologia pela PUC-São Paulo, em Gerontologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal HSPM e em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga Clínica e Acompanhante Terapêutica. Psicóloga Concursada da Unidade de Referencia à Saúde do Idoso, URSI-SE, Prefeitura Municipal de Saúde São Paulo. Pesquisadora e Psicóloga colaboradora da Ser e Fazer: Enquadres Clínicos Diferenciados do IPUSP, desde 2001. Membro da Ger-Ações: Pesquisas e Ações em Gerontologia, na qual integra o núcleo de Acompanhamento Terapêutico, ministra aula e faz parte da equipe de coordenação do Curso de Psicogerontologia. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento e outros Enquadres Diferenciados. Preceptora do PET-Saúde do Idoso da FCMSCSP.

CLAUDIA SEGURA Graduação em Terapia Ocupacional pela UFSCar,  atuação profissional desde 1996.
Acompanhante Terapêutica em atuação profissional desde 1996.
Aperfeiçoamento em psicanálise peloInstituto Sedes Sapientiae, Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma (2001) ePsicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea(2014).Experiência profissional em Insituições públicas de Saúde Mental, Centro de atendimento Integrado a saúde mental da Santa Casa de São Paulo e Centro de Referência da Infância e Adolescência, UNIFESP.
Atendimento em consultório particular como Terapeuta Ocupacional e Psicanalista.